Os avanços da inclusão digital no Brasil

Há muito tempo é discutida no Brasil a inclusão digital, termo que se refere à democratização de computadores e internet, ao acesso às tecnologias da informação. Essa questão tem sido amplamente trabalhada pelo setor público, nas universidades e pelo terceiro setor, com bons resultados.

Vejamos como o acesso à internet tem crescido no Brasil¹:

acesso à internet - em milhões

acesso à internet - percentual

Os dados revelam que, em 2009, 67,9 milhões de pessoas utilizaram a internet no Brasil, o que representa um aumento de 12 milhões (21,5%) sobre 2008. Em 2005, a internet tinha 31,9 milhões de usuários; o aumento no período foi de impressionantes 112,9%.

Segundo informações da Organização das Nações Unidas, o Brasil é o quinto maior mercado do mundo para celulares e internet. A ascensão da classe média também se reflete na internet: 66% da classe C brasileira já têm aparelhos que conseguem acessar a rede mundial².

Somente o Acessa SP, programa do Governo do Estado de São Paulo, já atingiu a marca de 50 milhões de atendimentos realizados³, número superior à população total do estado. Em seu décimo ano de atividade, o programa tem recebido uma média diária de 25 mil acessos diários em seus 602 postos distribuídos por 531 municípios.

Já os postos de acesso gratuito do Governo Federal estão para receber uma boa atualização: a velocidade média da conexão aumentará em 50% – a velocidade mínima subirá de 256 Kbps para 512 Kbps em 8.141 postos; a velocidade de 1 Mbps que beneficia apenas 140 unidades se estenderá a 4.847 postos e a velocidade de 2 Mbps chegará até 391 unidades. Também serão instalados 1.460 novos pontos de conexão em todo País. Os usuários devem ser beneficiados pelas novas conexões a partir de dezembro4.

Conheça os programas de inclusão digital no Brasil:

http://www.onid.org.br/portal/programas/
http://www.inclusaodigital.gov.br/outros-programas

Referências:
¹ IDG Now e Inclusão Digital
² IDG Now
³ Inclusão Digital
4 SECOM

Add a comment