Tumblr – para que serve e como utilizá-lo com eficácia

Os profissionais de marketing digital e os heavy users de mídias sociais já estão bastante familiarizados com o Tumblr, que é uma plataforma de blog mais simples e social do que seus antecessores. Mas muita gente ainda não conhece direito e não sabe o potencial desta ferramenta. Por isso, resolvemos abordar o assunto e dar algumas dicas – confira!

tumblr logo

Para que serve o Tumblr?

Enquanto o Blogger e o WordPress são plataformas de blog que permitem escrever quanto o usuário desejar, unindo imagens, vídeos, tabelas, formatação especial e plug-ins para as mais diversas finalidades, o Twitter (classificado como microblog) surgiu como a simplificação absoluta do blogar. Ele permite apenas 140 caracteres, com links ou menções, e nada mais. Ok, você pode colocar uma biografia e uma imagem de fundo, mas mesmo assim, é uma mistura de blog com conversação coletiva. O Tumblr pode ser considerado um meio termo entre os blogs tradicionais e o microblog: ele une a agilidade e simplicidade do Twitter com a capacidade multimídia dos blogs.

tumblr sign-up

Inscrever-se no Tumblr é muito fácil: coloque seu endereço de e-mail, digite uma senha à sua escolha e, no campo URL, digite o endereço que você gostaria de utilizar. O sistema automaticamente preencherá com o restante do domínio (ex: teste.tumblr.com) e verificará se a URL desejada está disponível para registro.

tumblr dashboard

Como utilizar o Tumblr?

Logo após o login é possível facilmente começar a publicar o seu conteúdo: o dashboard apresenta botões para que escolha o tipo de post que quer fazer (texto, foto, citação, link, conversa, áudio ou vídeo). Para cada tipo de conteúdo, o sistema apresentará um formulário diferente com campos específicos, tudo de forma bastante intuitiva.

Abaixo dos botões é exibida uma timeline com as últimas postagens dos tumblers que você acompanha (algo parecido com o “seguir” do Twitter). Se gostar de algum conteúdo, você pode facilmente deixar um comentário (note), republicar no seu próprio tumblr (reblog) ou marcar como favorito (coraçãozinho).

À direita nesse painel estão informações e links para manutenção do seu blog: o endereço dele, quantidade de posts, quantidade de seguidores, rascunhos salvos (drafts), posts agendados (queue) e opções de personalização (customize).

Acessando a página de personalização você terá à disposição um menu superior com várias possibilidades e, abaixo, a visualização do tema atual de seu tumblr (com posts de exemplo). Os menus são:

  • Info – aqui você pode definir o título do seu blog, descrição (em alguns temas é exibida na barra lateral e você pode utilizar html para incrementar com imagens, listas, etc.), sua foto e até mesmo um domínio próprio.
  • Theme – escolha entre diversos temas gratuitos e pagos nesse menu e, se quiser, também pode mexer no código html do tema.
  • Appearance – cada tema possui opções diferentes para esse menu, como a cor de fundo e paleta de cores geral do tema.
  • Pages – permite que você crie páginas dentro do seu tumblr.
  • Services – esse é o menu das poderosas integrações com outros serviços como Facebook, Twitter, Feedburner e importação de RSS.
  • Community – com opções de sociabilização do seu blog.
  • Advanced – para você definir horário (timezone), idioma, CSS personalizado e outras opções do sistema.

Utilização corporativa do Tumblr

Se você acha que essa mídia social serve apenas para as pessoas compartilharem conteúdo, está redondamente enganado: seus recursos multimídia, sua facilidade de uso e a possibilidade de utilizar um domínio próprio fazem do Tumblr uma ótima plataforma para a criação de um blog institucional ou promocional.

O sistema possui SEO razoável e seus recursos sociais (de seguir e ser seguido, com timeline, republicação de conteúdo e marcação como favorito) favorece bastante a propagação do conteúdo. Além disso, a utilização mais comum neste canal é para conteúdos rápidos, curtos, em sua maior parte composta por imagens. Isso facilita a produção de conteúdo e aumenta as chances de viralização das mensagens.

Em suma, o Tumblr é um sistema ágil, inovador e indicado para os casos em que o mais importante no blog (pessoal ou corporativo) seja a rapidez, simplicidade e recursos sociais.

Add a comment