Quando se ouve falar em Inteligência Artificial (IA), a mente viaja para o cinema, afinal, por muito tempo a IA era apenas produto de ficção científica. Nos acostumamos ver filmes e séries que fazem menção à Inteligência Artificial e, às vezes, não é exatamente algo bom, vide a franquia “O Exterminador do Futuro”, onde a IA batizada de “Skynet” se rebela contra a humanidade e praticamente destrói o planeta. No entanto existe o contraponto no mundo do cinema, o uso da IA para o benefício da humanidade.
Mas a realidade mudou, a IA não é mais exclusividade das obras cinematográficas e essa tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. Entender o que é IA é essencial para a empresa que deseja se modernizar. Isso porque ela é uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, tendo o potencial de modificar consideravelmente o modo de funcionamento das organizações.
A Inteligência Artificial não é uma tecnologia única. Cada solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado e outros que podem simular capacidades humanas ligadas à inteligência.
Uma outra definição da Inteligência Artificial é que ela está relacionada à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.
Na Campanha Digital a Inteligência Artificial está atrelada a uma série de serviços que visam melhorar a experiência do usuário e a tomada de decisão com base em dados. O Robotracking, por exemplo, é uma ferramenta eficaz para captura de leads e formação de banco de dados, que vão desde ações de inbound marketing, com cadastros online, ao desenvolvimento de aplicativos sociais para associação de contas e captura automática de dados pessoais, além de robôs tagueados por inteligência artificial.
O Data Science & Analytics é uma das ferramentas poderosas da empresa para avaliação de estratégias que envolvam os bancos de projetos de tecnologia da informação, inteligência artificial, big data e data mining.
A Inteligência Artificial da Campanha Digital é responsável pelo rastreamento, abordagem, triagem, diálogo de divulgação, negociação e conversão. Com atendentes virtuais programados para um contato humanizado e conte com árvores decisórias de diálogo complexas, programadas com capacidade estatística para aprimorar seu atendimento, coletar e separar informações para o desenvolvimento de ações.
Outro serviço eficiente da Campanha Digital que envolve a IA é a Automação de Atendimento e Contato, capaz de potencializar o atendimento 24 horas por dias, através de robôs que interagem por voz ou texto, simultaneamente, no WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Twitter, website, blog, telefone ativo e receptivo.
A Inteligência Artificial pode trazer vantagens para os negócios, entre elas:
Melhora na tomada de decisão
A Inteligência Artificial auxilia na simplificação de processos de análise, principalmente para aquelas empresas que tomam as decisões com base em dados, já que a IA é capaz de organizar e dar mais clareza a dados considerados “nebulosos” e “confusos”, que dificultam a adoção de estratégias assertivas.
Um sistema de IA também pode desenvolver processos que envolvem correlações, regressões, análise dos dados gerados, entre outros, que servem de base para tomadas de decisões, sobretudo quando vinculada a uma solução de Big Data, capaz de lidar com um grande volume de dados não-estruturados.
Comodidade e escalabilidade
Uma das funções importantes da Inteligência Artificial é a capacidade de empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas, sugerindo produtos relacionados aos perfis dos consumidores, aumentando as chances de desenvolver boas estratégias comerciais.
A IA também é altamente capaz de replicar processos, pois os sistemas que a compõem conseguem realizar as mesmas análises diversas vezes, assegurando que o fluxo de trabalho se torne escalável.
Aumento da automação
A IA contribui para automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações. Isso serve como complemento à automação das tarefas físicas, especialmente da produção, que costuma ser propiciada por máquinas robóticas.
Redução de erros, de riscos e de custos operacionais
Outra aplicação da Inteligência Artificial é o monitoramento de máquinas e sistemas operacionais da empresa. No caso dos equipamentos, ela pode usar dados de sensores, de câmeras, de registros em softwares de monitoramento, entre outros. Com relação aos sistemas operacionais, as informações são provenientes de bancos de dados, de relatórios, de históricos etc.
Com isso, a IA é capaz de descobrir gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa, diminuindo erros e aumentando a eficiência operacional, reduzindo gastos e evitando dificuldades para as equipes.
Atendimento otimizado ao público
Outra função importante da Inteligência Artificial é a otimização do atendimento ao público, seja com uma comunicação mais eficiente ou no aumento em transações e em uma personalização ampliada.